sábado, 23 de outubro de 2010

Turismo em Praga

Os novos ares de modernidade faz com que cresca a cada ano o número de brasileiros que atravessam o Atlântico para desbravar ou mochilar na República Tcheca. Após o fim do regime comunista em 1989, o pequeno e charmoso país abriu as portas para o turismo e se revelou um dos destinos mais atraentes e desenvolvidos do Leste Europeu.

Sua proximidade com vizinhos como Áustria, Hungria, Eslováquia, Alemanha e Polônia atraem visitantes do todo planeta. Com muitos séculos de história e cultura, a República Tcheca vai do estilo medieval à arte contemporânea. Está repleta de catedrais, monumentos, palácios, jardins e até a “consagrada” rota da cerveja. Desde o século 8, o país é um dos maiores produtores e consumidores da bebida fermentada.

Envolta de belíssimas paisagens e grandiosas montanhas, algumas delas até com estações de esqui, a nação tcheca divide-se em dois territórios: Morávia e Boêmia. Na segunda província, por exemplo, encontram-se a cosmopolita capital Praga e as cidades cervejeiras, como Pilsen e Budweis.

Outros principais atrativos nacionais são os pubs, as baladas eletrônicas e o rico calendário de eventos, que começa em maio e segue pelo resto do ano. A programação inclui festivais de jazz, da cerveja e até de ópera e música primavera. O rango lá também é bom. Lembra muito a comida alemã, com pratos à base de carne de porco ou vaca, e acompanhados de batatas, arroz, salsichas e linguiças.

Se a língua local é complicada falar, para facilitar, quase todos os tchecos se viram no inglês. A grande maioria é simpática com os estrangeiros ocidentais. A população, repleta de jovens e gente muito bonita (minha esposa cometa que o povo aqui parece "capa de revista"), possui alto nível de educação. Afinal, trata-se da terra de escritores cultos como Franz Kafka e muitos outros artistas.

O país se tornou um dos mais irradiantes centros de cultura e artes da Europa neste século 21. Os melhores momentos de uma viagem ao Velho Continente com certeza passam pela República Tcheca. Venha e comprove!

Nenhum comentário:

Postar um comentário