terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Comida em Praga - Onde comer

Quando viajo tento eviatr comer em lanchonetes que encontro facilmente no Brasil, é claro que a idéia é entrar no clima local, comer o que os nativos comem. Se você não gosta de comidas muito pesadas é melhor se preparar para os sabores da cozinha checa. Os molhos e temperos são muito fortes e constantes na maioria dos pratos e privilegia-se sobretudo a carne. Encontrar peixe fresco não é habitual e pode ser muito caro. Por isso que existem tantos restaurantes italianos onde pode reavivar os sabores mediterrânicos com as bela e tradicionais pizzas e massas. Ainda que os sabores sejam intensos, não deve esquecer que tem sempre a ajuda da cerveja, e a variedade é muita. Aliás, é comum encontrar cerveja caseira em alguns restaurantes. Não se esqueça é que é preciso estômago para aguentar o tamanho do copo normal, meio litro.
Não deixe de provar duas das especialidades mais típicas da república Checa: svíckova e gulás. O primeiro é um delicioso e fino bife de vaca um amarelado e delicioso molho de natas com frutos vermelhos silvestres. O segundo, é o típico prato de carne de vaca estufada com legumes e pimento, comum a toda a região eslava mas, ao contrário do congénere húngaro, os bocados de carne são grandes. Outro prato tradicional é o joelho de porco (foto).
Se não dispensa um belo café, está tramado. O expresso a que estamos habituados raramente o é verdadeiramente e, por mais que especifique, vai ter a sensação que está a beber café da avó numa chávena de bica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário