terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Passeio em Praga - Relógio Astronômico

Um dos grandes passeios turísticos de Praga é o Relógio Astronomico, instalado no prédio da prefeitura da Cidade Velha desde o século XV, o Relógio Astronômico de Praga é um belo exemplo da precisão dos antigos mestres relojoeiros.

Na principal praça da cidade medieval, o relógio servia de fonte de informações para a população em geral, e apresenta as horas em diversos sistemas de medição então utilizados, como o romano e o germânico e o da boêmia. As horas são apenas uma das inúmeras funções, pois o relógio apresenta ainda o horário da aurora e do poente para cada dia do ano, o signo do zodíaco e o ciclo lunar, além de muitas outras informações, incluindo um calendário.

Pontualmente a cada hora, acontece um verdadeiro espetáculo, quando o relógio bate o sino e faz desfilar bonecos representando os apóstolos de Cristo em sua fachada.

O mais incrível é que o mecanismo que move seus ponteiros e os bonecos é ainda o original do século XV, com pequenos aperfeiçoamentos realizados no século XVI.

Uma verdadeira multidão fica na praça aguardando a cada troca de hora, é muito bonito !

Nenhum comentário:

Postar um comentário